quinta-feira, 20 de março de 2014

Relato de Experiências com o uso do 
Tablet e Smartphone em Sala de Aula

Caro professor cursista, poste nos comentários as experiências vividas por você com o uso das tecnologias móveis em sala de aula. Conte-nos um pouco de como foi a aplicação, com seus alunos, das metodologias vividas no curso. Leia também o relato de seus colegas. 

53 comentários:

  1. O curso de metodologia do uso do tablet em sala de aula tem sido um divisor de águas para o trabalho em matemática em sala de aula, estou trabalhando com alguns alunos do 1º ano do ensino médio os conteúdos matemáticos do 1º ano exclusivamente no computador. Neste momento os alunos estão conhecendo o aplicativo geogebra, este trabalho esta sendo muito gratificante.

    ResponderEliminar
  2. usei parte da aula de blogs, salvar vídeos para levar em pendrive e usá-los na tv pendrive! Foi incrível os alunos gostaram pois foi a primeira vez que a prof elisa havia feito uma aula na tv.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Legal Elisa, o blog tem mesmo grandes potencialidades, parabéns.

      Eliminar
  3. Fábio como trabalho com jovens e adultos e eles fazem uso da calculadora principalmente para calcular raízes (mais precisamente raiz quadrada), pedi que baixassem o caculator, ficaram surpresos em saber que existem tais aplicativos, assim como eu que também não conhecia . Numa outra oportunidade pretendo trabalhar o smartdistance.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, que bom que eles gostaram, a gente só precisa começar, parabéns. Fábio

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Relato de experiência com o uso do tablet em sala de aula
    No dia 16/04 no Colégio Alfredo Moisés Maluf na turma do 8º E do período matutino, eu professora Nelci da disciplina de matemática realizei duas aulas por meio dos aplicativos estudados no curso: “Algumas Metodologias para uso das Tecnologias móveis em Sala de Aula”, aplicado pelo professor Fábio. Este curso nos deu conhecimento para fazer uso das novas tecnologias como o tablet e celulares em sala de aula envolvendo os conteúdos que estamos trabalhando no momento .
    A aula foi realizada da seguinte forma:
    No dia anterior pedi para que os alunos instalassem os aplicativos MyScript Calculator e o Smart Distance em seus tablets ou celulares. Expliquei o conteúdo que íamos trabalhar, que é o que estamos estudando: números Racionais, Irracionais e medidas.
    No dia da aula os alunos foram organizados em equipes de cinco alunos. Todas as equipes com pelo menos um aluno tendo os aplicativos instalado em seu aparelho pois como nem todos tinham os aparelhos um foi colaborando com o outro . Eu fui passando nos grupos dando as instruções e eles foram realizando as atividades propostas tranquilamente. Primeiro trabalhamos raízes, depois a distância, neste último fizemos coletivamente e todos os alunos da sala participaram e gostaram muito. Não houve tumulto, os alunos ficavam elogiando a aula dizendo que foi muito interessante e que queriam mais aulas dessa forma.
    Eu confesso que estava com receio dessa aula pois temia que houvesse baderna, porém foi bem ao contrário pois o comportamento dos alunos foi maravilhoso e deu tudo certinho.
    Graças a este curso que estamos fazendo foi possível planejarmos aulas diferentes, vencermos o medo e realizar nosso objetivo. Agora tenho certeza que estamos no caminho certo, temos que dar continuidade em nosso trabalho e continuar nos aperfeiçoando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Nelci, fiquei muito feliz e, confesso, até emocionado com seu relato, eu estava preocupado se vocês iriam conseguir aplicar as metodologias, mas vejo que está dando certo e os alunos estão gostando, que bom. Mais uma vez parabéns.

      Eliminar
  6. Relato de experiência:
    Solicitei que os alunos do 9° ano B do Colégio Juscelino K de Oliveira baixassem em seus celulares o aplicativo Math Bingo para ser utilizado na aula do dia 17/04.
    O aplicativo pode ser utilizado com as quatro operações(adição, subtração, multiplicação e divisão), podendo ser aplicado em três níveis diferentes.
    Solicitei que os alunos se dividissem em grupos de quatro, com pelo menos dois celulares na equipe pois estariam competindo em duplas.
    Nós utilizamos apenas as operações de multiplicação e divisão no nível mais avançado, sendo destinados 20 minutos para cada operação e os alunos foram proibidos de fazer as contas no papel, só resolveram mentalmente. Uma dupla cuidou da outra e cada vez que faziam “bingo”, anotavam o número de acertos e de erros, pois a dupla vencedora seria aquela que tivesse feito o maior número de “bingos” com o menor número de erros.
    Ao término da atividade pedi que cada grupo relatasse numa folha o quê achou da atividade.
    Os relatos lidos citaram que haviam gostado da atividade pois contribuía para treinar o cálculo mental e solicitaram mais aulas assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Eliane, é assim que começamos, esse relato dos alunos poderia ser feito em um blog, porém não temos a internet disponível ainda nas escolas, quando tivermos use o blog. Legal

      Eliminar
  7. Olá prof. Fábio.
    A atividade que apliquei em sala de aula com os alunos dos 1ºs anos do ensino médio, foi o baseado nos conteúdos de funções, especificamente, função polinomial do 2º grau, onde , levei os alunos no laboratório de informática do colégio Estadual Dr Gastão Vidigal,e utilizamos o software geo gebra como ferramenta na construção e análise da função quadrática.
    A atividade proposta foi a seguinte:
    A partir de uma função dada, colocava-se no ícone: Entrada, e em seguida tecla ENTER, Imediatamente aparecia no plano cartesiano ( no Geo gebra) , o gráfico da função proposta, no caso do 2º grau. A partir dai, o aluno era orientado a movimentar o gráfico e verificar e constatar as mudanças ocorridas, tais como, vértice da parábola, valor de máximo e mínimo. os coeficientes a,b e c, da função e o que acontecia quando se alterassem os seus valores e etc....
    Constatei que: Os alunos no começo tiveram um pouco de dificuldade, mas que nas aulas posteriores e em casa iam se familiarizando com o geo gebra ao ponto até de expor situações que nós mesmos não havíamos notado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jefferson, essa é a ideia, fazer com que o aplicativo seja uma ferramenta para o professor e, principalmente, para o aluno, parabéns. ótima atividade.

      Eliminar
  8. Aula usando o aplicativo GeoGebra no tablet.

    Conteúdo: Geometria plana (Atividade com triângulo)
    Objetivos: Explorar a classificação dos triângulos quanto às medidas de seus lados e a condição de existência de um triângulo.
    Metodologia: Antes de iniciar a atividade será necessária a orientação do professor para a instalação do aplicativo GeoGebra. Expor para o aluno a identificação dos recursos desse aplicativo e para agilizar o trabalho, o ideal é que cada aluno tenha em mãos uma cópia da tabela com a imagem e o nome de cada recurso do aplicativo.
    O professor solicitará para que formem equipes de 4 ou 5 alunos ou conforme o número de aparelhos disponíveis na sala de aula, contanto que cada equipe tenha pelo menos um aparelho tablet.
    Obs.: Segundo o professor Fábio, quanto ao Smartphone, dependendo do modelo nem sempre é possível instalar o aplicativo GeoGebra.
    A sugestão do professor Fábio, pensando nessa dificuldade de instalação em Smartphone, quando o professor pretender realizar atividade com o GeoGebra em sala de aula com sua turma, que peça emprestado alguns tablets a outros professores do colégio.
    Feito a descrição elementar com apresentação e instalação do aplicativo, segue os procedimentos metodológicos para a realização da atividade proposta para a aula do dia.
    Durante a construção o professor deverá ser bem cauteloso, seguir passo a passo, acompanhar a dificuldade ou o progresso de cada aluno e aproveitar o momento para explicar as funções, analisar as relações e explorar os conceitos matemáticos presentes nessa construção.
    Iniciando a atividade envolvendo a classificação dos triângulos quanto às medidas de seus lados, a condição de existência de um triângulo e usando o aplicativo GeoGebra no tablet ou smartphone:
    – Propor que os alunos construam vários segmentos de reta e esses tenham diferentes medidas de comprimento. A seguir pedir para construírem vários triângulos usando esses segmentos de reta.
    – Nesse momento solicitar que façam a classificação dos triângulos quanto às medidas de seus lados dentre todos os triângulos construídos por eles.
    – Solicitar que pintem de amarelo os triângulos eqüiláteros, de vermelho os triângulos isósceles e de azul os triângulos escalenos ou usando cores de sua preferência, contanto que respeite o critério da classificação.
    – Questionar os alunos se no momento da construção dos triângulos foi possível usar todos os segmentos de reta disponíveis. (Nesse momento o professor falar sobre a condição de existência de um triângulo).
    – Propor que os alunos construam vários triângulos eqüiláteros, isósceles e escalenos usando o botão próprio “para esse fim” que está no aplicativo GeoGebra.
    – Após a realização da atividade proposta, solicitar aos alunos que façam um comentário se observaram vantagem em relação à construção desses mesmos triângulos se seu traçado fosse no papel utilizado-se de régua e lápis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dolermi, você como sempre é perfeita em suas colocação e trabalhos, é um referencial para nós, sua proposta é perfeita, parabéns, tenho certeza que os alunos irão gostar.

      Eliminar
  9. Olá Profº Fábio, trabalhei com meus alunos do 1º ano o conteúdo de funções utilizando o aplicativo do Geogebra. No começo foi bem tribulado pois todos queriam tirar dúvidas ao mesmo tempo, mas com o tempo foram fazendo sozinhos. Foi muito proveitoso e os alunos gostaram muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cris, no começo iremos apanhar um pouco, mas como você mesmo pode vivenciar, os alunos gostam, isso é uma ferramenta que pode auxiliar muito o professor.

      Eliminar
  10. Conteúdo: Análise dos gráficos - equação de 2º grau
    Objetivo: Analisar os gráficos de diferentes equações do 2º grau;


    A princípio os alunos foram instigados a manusear o aplicativo geogebra, visualizando e manuseando algumas de suas ferramentas, com vistas a compreender sua utilidade, bem como, perceber de que forma esse aplicativo poderia colaborar no estudo dos conteúdos matemáticos. Em seguida, solicitei aos discentes que verificassem o que acontecia com os gráficos de diferentes equações de 2º grau. A partir da análise os alunos puderam perceber que o coeficiente "a" da equação determinava a maneira que a curva aparecia (concavidade voltada para cima ou para baixo); perceberam também que em alguns casos a curva cortava o eixo x em dois pontos, em outros em apenas um e que em certas situações (no caso específico de algumas equações) a curva não cortava o eixo x em nenhum ponto. Como apenas estamos iniciando nosso trabalho com esse conteúdo e iremos retornar a aula terminou por aqui com a análise dessas situações porém, conforme avançarmos no conteúdo e os alunos já conseguirem obter as raízes de uma equação de 2º grau, voltaremos a utilizar o aplicativo para que os alunos possam perceber a relação entre as raízes de uma equação e os pontos em que o gráfico corta o eixo x.
    De acordo com o tempo foi o que consegui fazer. Conforme formos avançando nos conteúdos farei mais apontamentos e investigações com relação ao conteúdo a partir do uso desse aplicativo.
    Observação: A atividade foi desenvolvida com uma turma de 9º ano que é de fato participativa e que se envolve em todas as atividades propostas pelos professores em sala de aula, demostrando bastante interesse independente do que lhes é proposto em sala de aula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, a intensão sempre foi esta de que é possível usar um aplicativo para auxilio ao professor em sala de aula, mais do que isto, auxiliar o aluno a aprender, a possibilidade do aluno poder continuar a explorar a atividade proposta por você em sua casa, ou na praça do bairro é que define a filosofia do curso. Parabéns, minha intenção é mostrar que é possível usar o tablet para além de simplesmente usá-lo para preencher o livro de chamada.

      Eliminar
  11. Resolvi fazer uso do aplicativo My Script Calculator nas turmas do 9º ano, como estou trabalhando o conteúdo sobre radiciação, achei que seria interessante.Primeiro pedi aos alunos que cada um baixasse o aplicativo no seu aparelho em sua casa, pois na escola não seria possível. No dia do uso do aplicativo foi muito interessante, observei como eles estavam todos animados,ainda que nem todos tivessem o aparelho e a aula foi muito proveitosa, os alunos realizaram os cálculos da atividades propostas, uns com mais facilidade e outros com menas, os próprios alunos acabaram ajudando uns aos outros demonstrando o espirito de coletividade.Pude observar a importância de nós educadores tentarmos fazer uso desses recurso tecnológicos na tentativa de proporcionar aos alunos aulas diferenciadas. O curso está sendo um grande aliado ,pois serviu para mostrar que nós podemos fazer uso desses recursos já que estamos tendo orientações a respeito da utilização de vários aplicativos ,o que tem me ajudado muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Maysa.
      Você, educadora que é, tem papel fundamental nesse processo, sem sua "mediação" não seria possível a aprendizagem, essa era minha intenção, desmitificar o uso dessa tecnologia, proporcionar a vocês ideias de uso de aplicativos que iriam complementar suas aulas. Você e seus alunos perceberam que dá para usar esse recurso e que contribuiu para a aprendizagem de um conceito matemático.

      Eliminar
  12. Olá Fábio.
    Relato da experiência do uso do tablet em sala de aula.
    O aplicativo que eu usei foi o Smart Distanc.
    Foi uma experiência feita com os alunos do 1° ano A. do colégio Maluf.
    Na aula anterior eu fiz uma revisão do conteúdo sobre comparação de triângulos.Alguns alunos baixaram o aplicativo no celular, dois alunos tinham táblet e os professores do colégio também colaboraram e emprestaram o táblblet deles para a aplicação, nós fomos para o pátio da escola e calculamos a altura de algumas árvores, a altura do portão de entrada dos aluno. Para isso nós medíamos o comprimento da sombra do aluno e depois medíamos o comprimento da sombra da árvore e dai calculávamos a altura das árvores. Também aprendemos a fazer calculo de área, medimos o comprimento e a largura da sala de aula e calculamos sua área.
    Confesso que eu estava com muito medo dessa aula, mas deu todo certo, os alunos gostaram muito e pediram para eu passar os outros aplicativos para eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ótimo Marisia. Essa experiência vivida por você e seus alunos já valida de forma brilhante nosso curso. Esse era meu objetivo, fazer com que vocês professores percebessem que é possível. Melhor ainda é saber que foi importante para os alunos, tenho certeza que seus alunos não irão se esquecer desta aula. Parabéns a você, seus alunos e aos colegas do colégio que entenderam seu trabalho e emprestaram os tablet's para a realização do trabalho.

      Eliminar


  13. Eu, gostaria muito que o geo gebra fosse disponibilizado para nós nas escolas públicas do Paraná, mas, com a mesma capacidade do cabri geometry, pois, trabalhar com geometria plana, de posição e espacial com a ajuda dessa ferramenta via tablete é uma importantíssima ajuda para o professor e principalmente para os processos de ensino e de aprendizagem, digo isso, por já ter trabalhado no laboratório de matemática dessa forma, pois, o nosso laboratório de matemática já informatizado, mas, com o tablete, este trabalhado fica facilitado à sala de aula. Com o tablete, eu trabalhei com os alunos em processo de recuperação de estudo sobre geometria de posição, porém, eles já haviam estudados os conceitos, o quê possibilitou muito o rendimento da aula, porque, a maioria dos alunos já detém o conhecimento dessas tecnologias, as quais, na maioria das vezes o professor ainda não tem. Logo, com o conhecimento deles em informática e a minha na parte teórica em geometria, a aula rendeu um pouco, mas, nem tanto como eu gostaria.
    Digo isso, pois, meu objetivo era trabalhar planos paralelos, perpendiculares e concorrentes (secantes), o quê no geo gebra que tem nas escolas, ainda não é possível. Então, fiquei limitado em trabalhar a relação das posições entre ponto e reta e reta e reta. Pretendo, continuar a usar essa metodologia, quando for trabalhar a geometria analítica, onde trabalha-se distância entre dois pontos, coeficiente angular e linear, etc, recursos encontrados no geo gebra. Penso que nesse momento o geo gebra no tablete vai possibilitar uma aula diferenciada.
    Precisamos ter clareza que, hoje em dia a tecnologia na escola já não é tão motivadora, como em anos anteriores, pois, a maior parte dos nossos alunos já tem em suas casas tecnologias, que na maioria das vezes são mais eficientes do que as existentes na escola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Reinaldo. Parabéns pelo trabalho, vi que mesmo com as dificuldades, o tablet o auxiliou para que você aplicasse um conceito antes trabalhado teoricamente e com o uso do aplicativo foi desenvolvido de forma prática pelo aluno, ou seja, contribuiu com a aprendizagem do aluno. Penso que o aplicativo deve ser usado de maneira que o auxilie, assim como você fez, quando em construções mais complexas, continue utilizando o software nos computadores. Para se trabalhar a geometria analítica, há construções simples possíveis de se explorar no tablet, portanto, o uso do aplicativo deve ser feito em determinadas situações (construções) assim como já fez, brilhantemente com seus alunos.

      Eliminar
  14. Experiência com a tecnologia móvel, por não ter internet no momento , na escola onde atuo.
    Procedimento: Postei no me Blog, atividades sobre perímetros e áreas de figuras planas, para serem resolvidas em casa, pelos alunos da 1ª série do ensino médio, As respostas sendo enviadas por e-mail e postadas as opiniões no blog, sobre a metodologia aplicada.
    Na sala de aula, houve empolgação e interesse entre os alunos em formar os grupos de 4 alunos e se entenderem como criar o blog, quando e onde se reunirem para o estudo.
    As respostas das atividades e dúvidas, foram esclarecidas por e-mail.
    Suas opiniões postadas no blog, foram positivas. Gostaram muito de usar essa tecnologia para estudo. Os alunos que não possuem tablete e nem smartplone se manifestaram. gostando muito da metodologia, pois além da interação que tiveram no desenvolvimento do conteúdo, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre estas tecnologias aplicadas. Solicitaram que outras atividades ou trabalhos venham ser aplicados usando esta tecnologia, que muito contribui para seus interesses, e maiores aprendizagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bacana Augusta.
      Como professor, o que mais me deixa feliz é saber que o alunos gostaram, isto mostra que seu trabalho foi muito bem proposto, e que deixa evidente que dá para usar a tecnologia móvel para complementar nossas aulas. Parabéns.

      Eliminar
  15. Olá Fábio, estou postando uma atividade que farei com os primeiros anos do ensino médio.
    Conteúdo: Função quadrática.
    Objetivos: - Ampliar a alfabetização dos alunos na linguagem informática e também para que liberados de traçar manualmente ao gráficos possam se dedicar mais a compreender as funções.
    -Reconhecer uma função quadrática por meio do seu gráfico.
    -Identificar o crescimento da função, o domínio, a imagem, as raízes de uma função quadrática, o ponto em que a parábola intercepta o eixo y, o vértice da parábola bem como seu ponto máximo ou mínimo.
    Metodologia: Pedir aos alunos que baixem em casa no celular (smartphone ou tablete) o aplicativo QUADRATIC EQUATION. Na aula seguinte os alunos se organizarão em duplas e seguirão um roteiro de atividades elaboradas pela professora que será entregue a cada aluno. Juntos faremos as atividades com o intuito de alcançar os objetivos propostos.
    Os alunos deverão fazer as anotações das atividades na folha ou no caderno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Adriana.
      Que ótimo vir que você já se apropriou do tablet e até já instalou aplicativos diferentes dos que havíamos instalado antes, tenho certeza que os alunos irão adorar.

      Eliminar
  16. RELATO
    O aplicativo que trabalhei é chamado de SMART DISTANCE, trabalhei com o tablete que recebemos do governo, emprestei outro de uma colega e depois emprestei o meu para esta colega, montei dois grupos de três alunos para trabalharem, expliquei como funcionava e eles trabalharam e gostaram muito, pois é de fácil manuseio.
    COMO FUNCIONA O SMART DISTANCE:
    Bom o aplicativo funciona do seguinte modo, você da o valor por exemplo da altura de um de seus colegas, e no tablet ou num aparelho celular com android também funciona, na tela aparece duas barras ao qual a pessoa que está manuseando, tenta colocar um outro colega que fica a uma certa distância para “encaixa-lo” dentro destas duas barras que aparecerá no visor do aparelho que esta sendo usado, neste momento o aplicativo dá para nós a distância entre o colega que esta na frente e a pessoa que esta posicionado com este aparelho. É muito legal, os alunos procuraram fazer com estaturas diferentes para observarem se a relação distância era correta.
    RELATO DE DOIS GRUPOS
    PRIMEIRO GRUPO Alunos: Angelica, Aline e Kaique, relataram, “ Achamos o programa muito interessante, nos proporciona algo diferente do trabalhado em sala de aula, desenvolve um bom teor educacional por ser diferente e os alunos se interessam pelo conteúdo trabalhado”.
    SEGUNDO GRUPO Alunos: Anna Cristina, Victor Hugo e Leonardo Satin, relataram, “ O programa SMART DISTANCE, proporcionou uma nova experiência para estudar o conteúdo já visto em sala. A mídia pode nos proporcionar novos meios para o entendimento da matéria passada em sala, além de ser de fácil manuseio, é muito estimulante e divertida”.
    Quanto a aplicação não tenho o que falar os dois relatos dos alunos diz tudo, quanto a precisão das distâncias, depende exclusivamente de um tripé, para deixar realmente fixo, como são aparelhos que estão soltos em nossas mãos, não temos uma fixação correta por isso a diferenças de décimos de um resultado para outro, mantendo assim a média pelos alunos totalmente aproximadas.
    Quero encerrar dizendo o que me mais chamou a atenção foi o grupo dos alunos Angelica, Aline e Kaique, relatando também a área dos triângulos formados pela altura a distância, e hipotenusa, formando assim um triângulo retângulo, verdadeiramente um show.
    Aproveitei o ensejo e também apresentei o geo gebra para estes dois grupos, então os dois grupos trabalharam apresentando com os demais colegas medindo assim suas alturas, observação duas aulas geminadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sidney, o que mais me deixa feliz é saber que os aplicativos auxiliaram voces e, principalmente os alunos, que eles gostaram, o relato dos alunos é fundamental para compreendermos o quanto eles são sedentos de novas metodologias. Parabéns.

      Eliminar
  17. RELATO
    O aplicativo que trabalhei é chamado de SMART DISTANCE, trabalhei com o tablete que recebemos do governo, emprestei outro de uma colega e depois emprestei o meu para esta colega, montei dois grupos de três alunos para trabalharem, expliquei como funcionava e eles trabalharam e gostaram muito, pois é de fácil manuseio.
    COMO FUNCIONA O SMART DISTANCE:
    Bom o aplicativo funciona do seguinte modo, você da o valor por exemplo da altura de um de seus colegas, e no tablet ou num aparelho celular com android também funciona, na tela aparece duas barras ao qual a pessoa que está manuseando, tenta colocar um outro colega que fica a uma certa distância para “encaixa-lo” dentro destas duas barras que aparecerá no visor do aparelho que esta sendo usado, neste momento o aplicativo dá para nós a distância entre o colega que esta na frente e a pessoa que esta posicionado com este aparelho. É muito legal, os alunos procuraram fazer com estaturas diferentes para observarem se a relação distância era correta.
    RELATO DE DOIS GRUPOS
    PRIMEIRO GRUPO Alunos: Angelica, Aline e Kaique, relataram, “ Achamos o programa muito interessante, nos proporciona algo diferente do trabalhado em sala de aula, desenvolve um bom teor educacional por ser diferente e os alunos se interessam pelo conteúdo trabalhado”.
    SEGUNDO GRUPO Alunos: Anna Cristina, Victor Hugo e Leonardo Satin, relataram, “ O programa SMART DISTANCE, proporcionou uma nova experiência para estudar o conteúdo já visto em sala. A mídia pode nos proporcionar novos meios para o entendimento da matéria passada em sala, além de ser de fácil manuseio, é muito estimulante e divertida”.
    Quanto a aplicação não tenho o que falar os dois relatos dos alunos diz tudo, quanto a precisão das distâncias, depende exclusivamente de um tripé, para deixar realmente fixo, como são aparelhos que estão soltos em nossas mãos, não temos uma fixação correta por isso a diferenças de décimos de um resultado para outro, mantendo assim a média pelos alunos totalmente aproximadas.
    Quero encerrar dizendo o que me mais chamou a atenção foi o grupo dos alunos Angelica, Aline e Kaique, relatando também a área dos triângulos formados pela altura a distância, e hipotenusa, formando assim um triângulo retângulo, verdadeiramente um show.
    Aproveitei o ensejo e também apresentei o geo gebra para estes dois grupos, então os dois grupos trabalharam apresentando com os demais colegas medindo assim suas alturas, observação duas aulas geminadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sidney, como voce disse, o relato dos alunos diz tudo, certamente o uso desses aplicativos é uma novidade de boa aceitação e implementar tudo isso em nossas aula irá nos auxiliar muito mesmo. Um ótimo trabalho, parabéns a você e a seus alunos.

      Eliminar
  18. Oi Fábio,
    Sou professora no CEEBJA e encontrei no site dia a dia educação na disciplina de matemática ensino fundamental ano finais em geometria o "Jogo dos Polígono" que irá contribuir para o aprendizado dos meus alunos, pois neste momento onde a tecnologia ocupa todas as áreas, nada mais adequado essa interação com o conteúdo, além de que irá possibilitar a assimilação do conteúdo e ajudará com a preparação para o grande avanço tecnológico, usando o tablete como recurso em sala de aula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Delma, verifique a possibilidade de acessar esses jogos pelo tablet, tenho certeza que alunos irão gostar. Parabéns.

      Eliminar
  19. Olá Fábio!
    Dia 24 (último dia do curso) desenvolvemos as atividades usando o aplicativo SMART DISTANCE, na qual foi muito produtiva a sua aula e pude no mesm dia aplicar em uma turma do segundo ano do ensino médio noturno do Colégio Basílio Pertsew em Ângulo.
    Diante de uma turma pequena com apenas 8 alunos e tomando emprestado dos colegas professores 2 tablets consegui desenvolver uma atividade com o uso do aplicativo.
    Quanto ao baixar o aplicativo foi simples, pois os alunos demonstram essa facilidade melhor do que eu. Tracei os mesmos passos colocados na atividade do curso ao medir a altura da caixa dágua, porém medimos a altura da tabela de basquete na quadra e também a altura de um poste de luz na frente da escola, tudo de acordo com a iluminação. Foi interessante no momento, pois tivemos possibilidade de aprender o uso do aplicativo, bem como seus objetivos, também comentamos sobre outras formas de se medir, como trenas comuns,GPS e aquelas trenas a laser. Como o tempo foi curto deixei para um outro momento para fazer as relações matemáticas existentes nesse processo, como regra de três e proporcionalidade. Mas, me pediram que desenvolvesse outras aulas nessa forma, usando a tecnologia como aprendizagem, principalmente se for usar aparelhos celulares com aplicativos, de fato é bastante interessante, porém exige do professor mais conhecimento tecnológico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antonio seu relato me deixa muito feliz porque sei que consegui contribuir um pouco com vocês nessa nossa luta constante de fazer com que nossos alunos aprendam o que queremos que eles aprendam. O Smart Distance é um aplicativo muito legal mesmo. Parabéns, continue explorando o tablet com os alunos eles gostam mesmo.

      Eliminar
  20. Relato da atividade aplicada no 9º ano A do Col. Est. Parigot de Souza , de Mandaguaçu. Foi feito um levantamento prévio e concluímos que todos os alunos( 30), possuíam tablet ou smartphone. Na sexta-feira, pedi que baixassem o software Geogebra no tablet ou no celular em casa , no final de semana, pois iríamos usar na terça-feira( todos os alunos sabem baixar aplicativo).
    Na segunda-feira, quem tinha tablet, conseguiu baixar o software, mas no celular não foi possível , pois aparecia uma mensagem de incompatibilidade. Então, combinamos que, no dia seguinte, iríamos no laboratório de informática e quem não conseguiu baixar iria usar o computador. 20% dos alunos possuem tablet.
    O conteúdo trabalhado foi retas paralelas e uma transversal.Foi válido, porém não foi possível todos usarem tablet ou smartphone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Geogebra é mesmo um ótimo recurso, acredito que em breve estará disponível para smartphone, mas no tablet é uma excelente ferramenta. Parabéns pela iniciativa.

      Eliminar
  21. Boa tarde, professor Fábio!
    No último encontro foi mencionado o site “diadiaeducação” como sugestão de possíveis atividades para serem trabalhadas com o auxilio do tablet ou smartfone em sala de aula. Encontrei um jogo para computador indicado aos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, chamado” Calculadora Quebrada”. A aplicação deste jogo tem a finalidade de desenvolver o raciocínio aritmético e o cálculo mental nos alunos.Trata –se de um quebra-cabeça com 6 níveis de dificuldades, onde o aluno deverá usar operações matemáticas (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) para obter os 8 resultados solicitados , aos quais podem ser números inteiros ou decimais,. O objetivo do aluno neste jogo é obter no visor da calculadora determinados números usando uma calculadora que não possui as teclas de todos os algarismos e operações, pois está quebrada, durante o tempo estipulado. O professor poderá aplicar esta atividade quando houver disponibilidade de tempo , em torno de dez minutos da aula para a prática do cálculo mental, a cada 15 dias ou como achar melhor.
    Professor Fábio, esta é apenas uma das várias possibilidades para o uso educativo do tablet ou smartfone, é somente o inicio, pois tenho certeza que este recurso será cada vez mais utilizado em nossas aulas, tendo em vista a inevitável inclusão tecnológica cada vez mais presente em nosso cotidiano .
    Professor quero aplicar o geogebra, porém estarei me preparando melhor, gostei também da sugestão da Marisa a respeito do uso do blog no auxilio em recuperação de conteúdos.
    Muito obrigada pela conscientização promovida e a oportunidade de ampliação do conhecimento relacionados ao uso do tablet em sala de aula, muitas vezes não conseguimos tirar proveito dos recursos obtidos pela falta de conhecimento .
    Até mais professor, espero poder participar de outros cursos como este. Um forte abraço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucinei, parabéns pela proposta, sem dúvida os jogos auxiliam bastante os professores de matemática e poder acessá-los com o tablet é uma possibilidade a mais. Precisamos muito de cursos com metodologias, parabéns mais uma vez.

      Eliminar
  22. Olá, prof Fábio!
    Como trabalho com jovens e adultos, a atividade proposta foi para alunos que já concluíram Caderno e Encarte 4 do Ensino Médio do Ceebja Prof Manoel Rodrigues da Silva, na área de Língua Portuguesa, na modalidade individual mas faltando carga horária para concluir tal etapa.
    A atividade consiste em acessar pelo smartphone ou tablet o aplicativo educativo Quiz de Português e responder o desafio formado por questões de nível cada vez mais complexo da área de língua e linguagem, que abrangem as gramáticas normativas e descritivas e o estudo de textos, fazendo uma revisão de tudo aquilo que foi visto em aulas anteriores.
    Objetivo da aula: retomar os conceitos apreendidos;
    Metodologia: Acessar o aplicativo e em dupla, desafiar o colega para ver quem aprendeu mais.
    Foi experiência prazerosa e educativa.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Celia. Fiquei muito feliz que você esteja usando o tablet em suas atividades, o tablet, no seu caso, encaixa-se muito bem, o atendimento individual no CEEBJA possibilita o uso do tablet com cada aluno. Apenas lembrando, o CEEBJA de Maringá tem internet sem fio no atendimento às Áreas, explore esse recurso, você irá experimentar uma nova maneira de dar aula.

      Eliminar
  23. Olá Professor
    Como atuo com alunos da Sala de Recursos Multifuncional, fiz uma adaptação das propostas que você apresentou para a nossa realidade. A criação do Blog foi de grande auxílio para as atividades desenvolvidas com os alunos, frequentemente usamos jogos para trabalhar raciocínio, memória, concentração...entre outros aspectos, agora eu posto o jogo no Blog, eles entram realizam o que é proposto e fazem comentários (por enquanto essa atividade foi realizada apenas na sala de aula, os comentários foram feitos a partir do meu emaill, pois os alunos são de menor e não tem conta, solicitei autorização para a família a fim de criar o emaill para fins pedagógicos). Os alunos que fizeram gostaram bastante da atividade. Inclusive já postei um novo jogo (assim que as aulas retornarem pretendo dar continuidade ao trabalho).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ótimo Silvana, parabéns. Voce também pode baixar nos tablet's vários jogos educativos, é um ótimo recurso para a sala de recurso.

      Eliminar
  24. RELATO DE EXPERIÊNCIA
    Tenho 3 turmas de 2º ano do Ensino Médio e estava trabalhando uma revisão dos Teoremas de Tales e Pitágoras, então resolvi pedir para que eles baixassem o aplicativo Myscript calculator para facilitar os cálculos onde utilizamos em sala de aula e como “tarefa” postei 2 vídeos e duas listas de exercícios no blog para que eles assistissem e resolvessem as listas e depois enviassem por e-mail os resumos dos vídeos e os resultados dos exercícios, e também fizessem algum comentário no blog http://elainefilmagem.blogspot.com.br/.
    Isso valeu como trabalho e revisão de prova, lógico que os exercícios das listas eles tinham que tê-los resolvidos no caderno. Foi muito bacana!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Elaine, é assim mesmo que começamos, associar os recursos da internet com nosso conteúdo de sala de aula é uma inovação que pode nos auxiliar muito

      Eliminar
  25. Utilizando o software “GEOGEBRA” para o ensino e aprendizagem da álgebra e da geometria. Através da ferramenta utilizada na internet, o BLOG é possível deixar postado as equações de uma reta na qual os alunos, acessando o blog, e de posse dessas equações, os mesmos, utilizando do GeoGebra, podem verificar a representação de cada equação e verificar sua posição geométrica. Com essa verificação, pode-se visualizar sua inclinação e o ponto de intersecção da reta com o eixo das ordenadas determinado pelo coeficiente linear, e em relação a sua inclinação, verificar também seu coeficiente angular. No blog, o professor pode deixar vários tipos de equações da reta na sua forma geral, reduzida e segmentária. Os alunos poderão deixar seus comentários através de suas análises de cada reta, indicando o coeficiente angular e o coeficiente linear de cada equação dada. Na construção dessas retas, os alunos tem a oportunidade de usar o GeoGebra para resolver apoiados por um tutorial e através de seus comentários, promover a discussão em torno de sua utilização em sala nas aulas de matemática A construção dessas retas por meio de suas equações, proporciona aos alunos, a construção de seu próprio conhecimento matemático promovendo assim sua autonomia. Conclui-se então, que o recurso do BLOG com o apoio do software GeoGebra, é bastante proveitoso para o professor e para seus alunos, nas suas varias aplicações no ensino da Geometria e Álgebra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Marcelo. Vejo que estamos fazendo blog uma alternativa para fazer nossos alunos escreverem, pode nos auxiliar muito na avaliação. Ficou muito bom

      Eliminar
  26. PLANO DE ATIVIDADE PARA O 9º ANO A E B
    OBJETIVO:
    Utilizar o Blog como ferramenta de pesquisa e de complementação além do livro didático afim de complementara o conteúdo de equação do segundo grau completa e incompleta.

    Atividade
    Primeiramente realizar o estudo de equações do segundo grau em sala mostrando a forma, a representação de uma equação completa e incompleta, suas aplicações e resoluções por diferentes meios. Em seguida, por meio do acesso ao Blog : www.matematica daeudes.blogspot.com.br , os alunos do nono ano terão oportunidade de complementar tanto teórico como com exemplos e exercícios o conteúdo de equação do segundo grau, completa e incompleta.
    Comando de atividade aos alunos:
    1- Num primeiro momento os alunos deverão acessar o blog indicado e fazer a leitura em grupo com no máximo três elementos por equipe.
    2- Após a leitura, realizar as atividades no caderno .
    3- Cada equipe deverá expor uma atividade buscando evidenciar o conteúdo estudado, formas de resolução da atividade proposta.
    4- Discussão com os alunos sobre os pontos positivos e negativos deste tipo de atividade.
    5- Correção das atividades propostas.

    ResponderEliminar
  27. Parabéns Eudes, o blog tem mesmo um grande potencial pedagógico, só precisamos saber como usá-lo.

    ResponderEliminar
  28. Olá professor Fabio relato agora o que tinha planejado trabalhar com os alunos de Atividade Complementar em Contraturno ( ACC) em Matemática no Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, aqui em Maringá.Primeiro já tinha trabalhado com eles no geogebra forma tradicional ou seja no computador da escola onde ele construíram, vários polígonos e depois construíram as suas diagonais e pintaram os espaços com cores diferentes o que deu um contraste fabuloso ao trabalho, o que objetivei era que eles pudessem visualizar que o produto do numero de lados pelo número de lados menos três dividido por dois da a quantidade de diagonais de um polígono convexo qualquer, eles chegaram a esta generalização de forma rápida pois a construção com este software, permite que assim o faça, foi muito legal. Estava pronto para fazer o mesmo só que desta vez utilizando o smartfone na sala de aula, pois quase todos os alunos que frequentam a atividades complementar o possuem, mas devido a nossa luta ainda não foi possível colocar em pratica, mas o farei em oportunidade vindoura, mas posso dizer que o seu curso junto com o curso do professor João Carlos que trabalhou a praticidade de cada ícone do geogebra bem como a sua aplicação ao me ver se complementam e ampliam o campo de atuação nossa enquanto professores que estamos todo dia buscando novas metodologias para o ensino e aprendizagem em Matemática, finalizando posso dizer parabéns professor Fabio e sucesso na conclusão do seu PDE.

    ResponderEliminar
  29. Irei trabalhar no Geogebra demonstrando aos alunos o Teorema de Pitágoras. Primeiramente eles iriam desenhar um triângulo retângulo com medidas 3, 4 e 5 centímetros. Logo após iriam desenhar um quadrado sobre o lado de valor 3 cm de comprimento 3cm e altura 3 cm dividindo os lados desse quadrado de 1 em 1 cm ficando com 9 quadradinhos. Sobre o lado de 4 e 5 cm fariam a mesma coisa obtendo 16 quadradinhos e 25 quadradinhos respectivamente. Então fariam com isso a comprovação do Teorema de Pitágoras que diz que a hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos quadrados dos catetos, pois ao somar 16 quadradinhos com os 9 quadradinhos obtemos 25 quadradinhos que é o resultado de quadradinhos da hipotenusa.

    ResponderEliminar
  30. Relato da experiencia
    Em todas as turmas do 1 ano, falei sobre o geogebra e levei os alunos no laboratório de informártica, para conhecer o software geogebra. Então pedi para baixar o aplicativo geogebra no celular ou tablet, gostaram muito da possibilidade de usar o celular ou tablet na sala de aula. O conteúdo que estou trabalhando é função, depois de baixar o aplicativo e conhecer melhor vamos desenvolver as atividades de função. Percebi que os alunos se interessaram muito. E agora quero criar um blog para trabalhar com os alunos. Gostei muito do curso e pretendo sempre estar associando o conteúdo que estiver trabalhando com o recurso de novas tecnologias. VALEU!

    ResponderEliminar