quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aplicativo Geogebra

Professores, clique em comentários para fazer suas observações sobre o que foi trabalhado no 3 e 4 dias do curso, as dificuldades encontradas e as possibilidades de uso do aplicativo com os alunos em sala de aula.






Turma da quinta-feira(manhã)

39 comentários:

  1. Olá Fábio! Gostei muito da aula sobre o aplicativo Geogebra, Muito interessante ter o geogebra no tablet ou no celular (android), Gosto muito de trabalhar com o geogebra nos computadores, e achei que é muito mais prático e que pode ser usada a qualquer momento Como se fosse uma calculadora. Acredito que as dificuldades encontradas são muitas vezes a falta de experiência e preparo para usar o todas as ferramentas do geogebra.

    ResponderEliminar
  2. Olá Fábio! A aula sobre o aplicativo Geogebra no tablete, foi muito interessante. Cada vez mais temos formas diferentes para trabalhar em sala de aula. A s dificuldades encontradas serão resolvidas conforme adquirimos experiências no uso do aplicativo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Fábio! A aula de hoje foi bem interessante envolvendo o Geogebra no tablete . As dificuldades encontradas foi a falta de experiência , porém praticando você consegue ficar mais ágil e explorando essa nova metodologia.

    ResponderEliminar
  4. Fábio, achei muito interessante o uso do aplicativo Geogebra. Mas eu amei a possibilidade do uso do blog com os alunos. Vai além do que é possível desenvolver em sala de aula.

    ResponderEliminar
  5. Olá Fábio, muito interessante o GeoGebra no tablet, pois estamos acostumados com o seu uso no computador, é lógico que no início teremos dificuldades, a falta de prática em manusear todas as ferramentas do software provoca as dificuldades iniciais, porém se exercitarmos bastante, vamos adquirindo experiência e o seu uso se tornará mais fácil e interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi professor Fabio, a aula com o GeoGebra no tablete foi muito boa, pouco a pouco estamos aprendendo varias ferramentas para nos auxilar no trabalho de sala de aula.Estou muito satisfeita com o curso já descobri muitos aplicativos interessantes e pretendo praticar cada dia mais.

      Eliminar
  6. Olá. Fábio , achei válida a aula sobre o uso do geogebra, eu já havia feito o curso sobre o seu uso mas não me lembrava mais como era e como tenho dificuldades acabei não fazendo uso dessa ferramenta.Quem sabe agora eu possa tentar fazer uso dessa ferramenta em sala de aula ou no preparo das minhas atividades.

    ResponderEliminar
  7. Olá Fabio! O curso de geogebra sempre vai ser interessante, é uma ferramenta com certa dificuldade tanto para o professor quanto ao aluno,porém traz benefícios na aprendizagem provocando a curiosidade e o conhecimento. Espero poder aplicar com meus alunos mesmo tendo dificuldades.

    ResponderEliminar
  8. Hum Sidney, você já está usando o geo nas suas aulas de matemática?
    Eu estava pensando em usar o geo para ensinar geometria de posição e geometria espacial, mas, descobri que o melhor é o cabri geometry, pois, com ele é possível trabalhar este conteúdo na sua plenitude, enquanto que, o geo é limitado.

    ResponderEliminar
  9. Olá Fábio, está sendo muito interessante as atividades com o GeoGebra, aainda estou com dificuldades mas espero superá-las e poder aplicar com meus alunos.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia FÁBIO.
    O curso de metodologias para o uso de tablet em sala de aula está oportunizando atualização deste tema tão atual, através dele poderemos inovar encaminhamentos, pois sabemos que a educação hoje precisa evoluir e acompanhar os avanços tecnológicos, ela sempre refletiu a sociedade em seu momento histórico, então precisamos dar conta.

    ResponderEliminar
  11. Fábio gostei muito de trabalhar com o Geogebra no tablet. Confesso que tive mais dificuldades do que no computador mas acredito que isso seja normal por ser a primeira vez que estou utilizando, pretendo melhorar...

    ResponderEliminar
  12. Usar esse instrumento em sala de aula é bacana. Acredito que irá motivar os alunos e levá-los a pensar. Apesar dos problemas e das diferenças entre o aplicativo do geogebra no tablet e o do computador penso que é uma questão de adaptação e manuseio do instrumento. Acho pertinente este tipo de atividade e a interação que irá ocorrer a parti dela.

    ResponderEliminar
  13. Fábio , o uso do tablet em sala de aula é motivador tanto para professores que precisam tornar suas aulas mais dinâmicas, quanto para os alunos que buscam aulas diferenciadas.No entanto, sabemos que para acompanharmos os avanços tecnológicos é preciso muita persistência, pois as dificuldades aparecerão.

    ResponderEliminar
  14. Olá Fábio,a aula sobre função eu achei bem interessante, a aula de hoje dia 10 eu consegui acompanhar melhor, pretendo praticar bem essa atividade e depois aplicar com meus alunos do 1º ano.

    ResponderEliminar
  15. Olá professor Fábio.
    Realmente o tablet será um recurso motivador para ser usado em nossas aulas, concordo com o comentário da professora Adriana, deveremos perseverar e superar as dificuldades que encontrarmos. Devemos estar inseridos nesta realidade tecnológica. Quanto as atividades relacionadas a aula passada encontrei muita dificuldade, já as de hoje fui capaz de acompanhar. Acredito que quanto mais estarmos em contato com os aplicativos,mais rapidamente a compreensão do sistema acabará acontecendo.

    ResponderEliminar
  16. Fábio o uso do Geogebra é muito interessante, espero poder fazer uso desse aplicativo , percebi que para podermos utilizá-lo é necessário muito treino,temos que realmente fazer uso dele como treino em casa, principalmente eu que tenho dificuldade em fazer uso dessas tecnologias, o curso está sendo muito proveitoso para mim.

    ResponderEliminar
  17. A aula da semana passada foi no sentido de podermos participar com os alunos que estariam em posse do tablet ou smartfone e construiriam no geogebra, a aula foi muito boa.

    ResponderEliminar
  18. Professor Fábio,achei legal a aula de hoje dia 10/04 , pois trabalhamos com função no tablet usando os recursos de GeoGebra, e também aprendemos outras tecnologias para usarmos o blog. Hoje eu já tive um pouco mais de clareza para manusear o tablet, cada dia adquirimos um pouco mais de experiência para poder trabalhar com os alunos em sala de aula.

    ResponderEliminar
  19. A aula desta semana foi uma continuidade do trabalho no geogebra, foi proposto pelo professor Fábio várias possibilidades de trabalho com os alunos em sala de aula.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia, Fabio só aplicando a teoria que as dúvidas surgirão, mas é assim que se aprende. Acredito que com os alunos teremos condições de trabalhar pois eles tem facilidade em manusear os aparelhos eletrônicos. O importante é não desistir porque senão ficaremos a margem dos avanços tecnológicos.
    m

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Fábio,
      Eu confesso que é muito interessante usar o Geogebra no tablet, porém as dificuldades surgiram. Será um desafio muito grande aplicar com com nossos alunos. Nossa esperança é que com eles o trabalho seja mais prático porque eles tem muita facilidade com a tecnologia. Com isso também nossas aulas tornarão mais dinâmica e criativa.

      Abraços,

      Delma

      Eliminar
  22. A aula de hoje (10/04/14) foi para mim muito importante em termos de geometria de analítica, pois, aprendi como fazer uso do tablete em sala de aula para ensinar geometria analítica, como por exemplo, traçar retas paralelas e com isso, verificar os coeficientes angulares e lineares, para que o aluno perceba a condição paralelismo. espero que, na próxima aula, seja a vez das retas perpendiculares!

    ResponderEliminar
  23. Amei a aula de hj! Mas ficaria extremamente desarmada perante aos alunos se algo nao funcionasse durante uma aula onde as expectativas sao enormes, os desapontamentos serao muitos.

    ResponderEliminar
  24. Olá Fábio,
    aprendi no aula 3 a usar o aplicativo geo gebra com todas as suas variáveis, aprendemos bastante sobre... embora tenho muita dificuldades de trabalhar com as mídias(as máquinas propriamente dito). Na aula 4 continuamos a trabalhar o geo gebra com aplicação na geometria analítica, farei de tudo para aplicar no 3º ano, pois é exatamente o que estamos vendo...

    ResponderEliminar
  25. Olá prof. Fábio!
    Fico contente em saber que sua implementação está se efetivando com sucesso. Queria eu estar participando também. Espero contar com sua ajuda para a produção e implementação do meu. Estarei entrando em contato contigo por e-mail. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pode ter certeza, qualquer dúvida me envie um email, terei prazer em responder.

      Eliminar
  26. Olá professor Fábio e demais professores participantes, apesar de não ter tido ainda o 4° dia de curso, mesmo assim achei super bacana essa aula envolvendo o aplicativo GeoGebra no tablet. O pouco conhecimento que tenho sobre esse aplicativo é no computador. Acredito que é mais um recurso favorecendo a prática pedagógica e é pertinente o uso em sala de aula podendo contribuir positivamente no processo ensino aprendizagem. Nós professores precisamos estar atentos e saber conduzir o trabalho. O conhecimento do professor é necessário a respeito e fundamental para que a efetivação da aprendizagem do conteúdo ensinado ocorra e os objetivos sejam alcançados. Como vários professores comentaram, a princípio teremos dificuldades, mas conforme adquirirmos experiências no seu manuseio, com o tempo vamos superá-las.
    Abraços – Dolermi

    ResponderEliminar
  27. Fabio, estou treinando o Geogebra, para posteriormente trabalhar com os alunos, em virtude dos próximos conteúdos que entrarei, este muito contribuirá.

    ResponderEliminar
  28. Olá Fábio
    Já gostava muito do geogebra, inserido nos tablets e smartphones será muito bacana o trabalho.Adorei.

    ResponderEliminar
  29. Olá, prof. Fábio!
    Gostei muito de aprender a inserir no tablet vários aplicativos que podem ser utilizados em sala com os alunos. A aula hoje girou em torno do uso do aplicativo Geogebra pois ele oferece muitas possibilidades, valeu a pena.

    ResponderEliminar
  30. Olá Professor Fábio!
    Gostei muito de aprender a usar no tablet o aplicativo geogebra, onde podemos utilizar em sala de aula com nossos alunos. Apesar das dificuldades com o tablet, foi muito produtivo.

    ResponderEliminar
  31. A aula de hoje sobre o aplicativo Geogebra, tivemos alguns transtornos com a ineficiência dos tabletes, mas valeu a mostrações efetuadas por você Fabio.

    ResponderEliminar
  32. Achei muito interessante enviar um arquivo sobre geogebra por bluetooth. Foi bem proveitoso a noite de hoje.
    Até mais prof Fábio

    ResponderEliminar
  33. Boa noite Fabio, gostei muito da aula de hoje, realmente o tablet é uma ferramenta fantástica pois com ele diferentes aplicativos podem ser usados. O Geogebra se bem utilizado e o professor realmente tiver domínio para utiliza-lo com os alunos pode realmente contribuir para a melhoria no entendimento do conteúdo dos alunos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  34. Na aula de hoje, baixamos dois arquivos no tablet, criados no Geogebra, um era sobre angulos e o outro sobre o coeficente angular da reta. Para baixar os arquivos, foi utilizado o recurso do bluetooth.

    ResponderEliminar
  35. Olá Fábio!
    Nesse 4° dia de Curso você deu continuidade sobre o aplicativo GeoGebra no tablet. Realmente o tablet apresenta riquíssimo potencial pedagógico, a cada encontro aprendemos algo novo e surpreendente. Sem dúvidas o uso dessas tecnologias, desses dispositivos em sala de aula incentiva e envolve os alunos a participarem proporcionando um ambiente de expectativas e interesse, isso irá contribuir de forma positiva na sua aprendizagem.
    Super bacana tudo o que você tem nos ensinado no decorrer do Curso.
    Parabéns, até o momento seu Curso está sendo um sucesso.
    Vamos lá então, para o último encontro fechando com chave de ouro.
    Abraços a todos o professores desse Curso! Fiquem todos com Deus!
    Dolermi

    ResponderEliminar