quinta-feira, 24 de abril de 2014

Aula 5 - Aplicativo Smart Distane

Professor,
Clique em comentários e fale um pouco sobre a aula do aplicativo Smart Distance, as dificuldades encontradas e se é possível aplicar essa metodologia com seus alunos.

29 comentários:

  1. A aula foi interessante pois destacou uma ferramenta que pode ser utilizada tanto nos 7º quanto nos 8º e 9º anos, achei interessante pois poderei utilizar essa ferramenta quando estiver trabalhando semelhança com os alunos do 9º ano. Muito bacana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Profº Fábio, a aula de hoje foi bem legal e consegui tirar as dúvidas a respeito do aplicativo. No começo sofremos um pouco mas depois conseguimos fazer todas as atividades.

    ResponderEliminar
  3. O dia de hoje foi bastante produtivo, fizemos algumas atividades práticas que levam os alunos para fora da sala de aula propiciando a eles uma aula diferente e divertida.
    Foram atividades bem simples usando o smart distance, porém que levam o aluno a refletir onde a matemática pode ser usada no seu cotidiano.

    ResponderEliminar
  4. Ola Fábio.
    Hoje nós usamos o aplicativo Smart Distanc. Nós saímos para o pátio do colégio em, grupo de 5 professores. Calculamos a altura de um pilar e a altura de um tambor. A proposta era medir a altura da caixa de água. mas não fui possível medir sua sombra hoje. Também medimos a área da quadra de esporte do colégio.

    ResponderEliminar
  5. Realizamos as três atividades propostas e pudemos constatar que é perpeitamente possível aplicar o Smart Distance com nossos alunos. Na verdade é até mais fácil utilizar o aplicativo, pois a maioria os alunos tem celular e podem baixar o aplicativo, do quê o aluno lembrar de trazer trena ou fita métrica.
    Em resumo, o curso para mim foi muito bom pois através deste aprendi utilizar o meu tablet que até então estava guardado.

    ResponderEliminar
  6. Hoje, 24/04/14 fizemos atividades fora do laboratório de informática utilizando o aplicativo Smart Distance,achei difícil pois a claridade atrapalhou bastante, mas valeu a pena pois entendi melhor a utilização do aplicativo, eu acho que é possível sim a aplicação dessa metodologia com os alunos,pois estaremos lidando com a prática e os recursos tecnológicos que os alunos tanto se interessam.Gostei muito do curso espero fazer muitos outros .Obrigado e sucesso a você.

    ResponderEliminar
  7. A aula de hoje foi muito boa, depois da introdução do que iriamos trabalhar no dia de hoje, recebemos uma apostila com todas as orientações dos trabalhos a ser efetuados, pois a proposta era de trabalho em campo, utilizando o aplicativo Smart Distance. Medimos a altura do pilar a sua sombra e comparamos com a de uma professora ao mesmo tempo, e a partir dai a possibilidade de medida inacessível, foi muito bom, medimos quadras, arvores, latões, etc. Foi um trabalho que tem como uma aplicação extraordinária em sala de aula junto aos alunos o que faz com que o aluno possa verificar a aplicação do teorema de Tales.

    ResponderEliminar
  8. Hoje realizamos atividades utilizando a aplicativo Smart Distance, para estas atividades fomos ao pátio do Colégio para a realização das mesmas, pudemos perceber que o Teorema de Tales tem importância no nosso dia a dia, ainda mais que os alunos já possuem smart fone ou tablets.
    Valeu a pena participar deste curso.

    ResponderEliminar
  9. Hoje 24/04 tivemos uma aula prática fora do laboratório de informatica usando o aplicativo Smart distance que temos instalado em nosso tablet . O objetivo dessa atividade é calcular as distâncias de objetos altos que não é possível medir com a trena ,fizemos comparações de triângulos medindo a pessoa e a sombra ,depois o objeto sua altura e sombra ,também com a sombra de uma árvore e a área de uma quadra. A aula foi muito legal fizemos em equipes e foi mais uma experiência positiva deste curso com o professor Fábio.

    ResponderEliminar
  10. Olá professor Fábio.
    Formou grupo de cinco alunos, saímos para a rua, calculamos a sombra de uma árvore, usando o aplicativo Smart Distanc, depois calculamos a largura e distância da quadra, em seguida calculamos a área e resolvemos todas as atividades proposta pelo professor.
    Por falta de prática, devorou muito.

    ResponderEliminar
  11. Aula muito interessante! Numa aula de teorema de Talles e Pitágoras esta aula é eriquecida com este aplicativo na tecnologia móvel. Este aplicativo melhora o uso da trena, é impossível esticar uma vez só quando temos distâncias maiores que o máximo da trena, outra dificuldade que o grupo sentiu foi de medir rapidamente as sombras simultaneamente, pois elas alteram rapidamente de 1cm cada minuto. A cada minuto o erro é enorme!!!! E sendo mais detalhista o cálculo fica próximo do correto! Esta aula do uso do Smart distance adaptando a aula do sábio egipcio com cálculo das alturas inacessíveis nos surpreendeu!

    ResponderEliminar
  12. Após as orientações do professor Fábio, a turma foi dividida em três grupos, para a realizações de atividades. O grupo em que eu participei, nos medimos a altura de uma árvore, de um poste e a área de uma quadra poliesportiva, da seguinte forma:
    ÁRVORE
    Medimos a altura e a sombra de um dos elementos do grupo, depois, esse elemento ao ao lado do tronco da árvore e ao mesmo nível, enquanto, um outro participante do grupo com um tablete ficou no final da sombra dessa árvore, no qual já havia postado a altura do elemento que estava junto ao tronco da árvore e, assim foi possível medir o comprimento da sombra da árvore. Então, com essas medidas, foi possível calcular a altura dessa árvore, claro que, usamos semelhança de triângulo.

    POSTE
    Para calcular a altura desse poste, foram usados os mesmos procedimentos, que usamos para descobrir a altura da árvore.

    ÁREA DA QUADRA
    Nesse caso, a única coisa diferente, foi que, não precisamos da sombra do elemento, como foi utilizado nos casos anteriores, mas, precisou medir as duas dimensões da quadra e, para isso, precisou usar a altura do elemento do grupo, o qual ficava no final da quadra, enquanto, o outro integrante do grupo com o tablete ficava no final oposto e, com isso, media as dimensões.

    Mais informações com o professor Fábio.

    ResponderEliminar
  13. Olá Fábio,
    Não pude estar ai presente, mas ja me informei da aula e foi muito boa, quero aproveitar o ensejo e dizer que postei o meu relato sobre a aula aplicada em sala até mais, e caso ainda ter reposição de aula me avise...

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Fábio.
      Foi muito interessante a aula com o smart distance . Com certeza será uma novidade também para os alunos.
      Abraços Lucinei.

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Oi Fábio,
    Seu curso foi muito interessante você está de Parabéns com seu PDE. Deus abençoe pela iniciativa. Quando surgir novas ideias nos convide para fazer outros cursos.

    Abraços,

    Delma

    ResponderEliminar
  17. Olá Fábio! A aula desse dia foi muito boa, por aprender a usar o aplicativo, poder se inteirar com os colegas, socializar conhecimentos. Sorte que estava um dia de sol, pois as aplicações das atividades ficaram melhores para serem desenvolvidas.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Olá Fábio
    Este foi o aplicativo que mais gostei, tenho certeza que poderei utilizá-lo com os alunos da Sala de Recursos e que vai ser muito interessante para eles.

    ResponderEliminar
  20. No ultimo dia de curso, trabalhamos o aplicativo SMART A DISTÃNCIA, FOI MUITO INTERESSANTE, pois com este aplicativo, os alunos irão se identificar uma vez que esta inserido em seu mundo( celulares e informática), e poderemos levá-los a perceber quão importante e presente é a matemática no dia a dia.

    ResponderEliminar
  21. Olá professor Fabio, olá cursistas!
    Este aplicativo é excelente para o estudo de diversos conteúdos na matemática, penso que esta aula foi muito importante para o crescimento dos professores pois com este recurso os alunos podem entender melhor como fazer para medir distâncias inacessíveis. Obrigada!

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Fábio,
    Gostei do aplicativo, pois da para trabalhar com os alunos, a questão de proporcionalidade, regra de três, transformação de unidades e outras mais. Foi bom usar essa ferramenta na prática, onde no momento da utilização houve a necessidade de calibrar o tablet

    ResponderEliminar
  24. Acabamos de aprender a usar o Smart Distance, adorei e acredito que nossos alunos também irão gostar. Com certeza estarei utilizando os aplicativos que aprendemos, foi muito interessante.

    ResponderEliminar
  25. Olá professor Fábio!
    Muito bacana a aula desse último encontro do Curso. Fizemos uma aula prática fora da sala de aula. Aprendemos usar o aplicativo Smart Distance. Então fomos realizar as tarefas, medimos comprimento e largura da quadra e do pátio do colégio, com essas medidas podemos realizar cálculos de área e perímetro, porém esse aplicativo possibilita trabalhar em vários outros conteúdos de Matemática, enriquecendo sem dúvida nossa prática pedagógica. Acredito que os alunos ficarão todos empolgados para participarem dessa aula diferente.
    Abraços a todos os professores desse Curso!
    Que Deus nos abençoe!
    FELIZ 2014 A TODOS - Dolermi

    ResponderEliminar
  26. No nosso último encontro o assunto foi sobre o aplicativo smart distance e tivemos a oportunidade de fazer as atividades na práticas. Fomos para o pátio e quadra do colégio realizar as medições utilizando o aplicativo smart distance. Aprendemos , entre outras coisas, que devemos calibrar o tablet ou smart phone antes de fazer as medições.
    O curso foi muito proveitoso, Fiquei mais segura para usar meu tablet e descobri nele várias possibilidades para melhorar minha prática em sala de aula.
    Obrigada, prof. Fábio, pelo'seu trabalho, empenho, dedica ção. Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  27. Nosso último encontro foi muito interessante, pois vimos a prática do aplicativo smart distance. Com a prática pode-se ver a aplicação dele em sala de aula, ao irmos ao pátio do Colegio Gastão Vidigal e na quadra. Acrescentou muito a minha prática pedagógica. Agora me sinto mais confiante em usar o aplicativo.
    Obrigada, prof. Fábio, por nos proporcionar esse conhecimento.

    ResponderEliminar
  28. Fabio,a Neuci me disse que tinha uma avaliação para preencher, não estou achando...
    como faço....

    ResponderEliminar